Neste último domingo, a Rambo Aviação Agrícola, empresa especializada em aplicação de defensivos agrícolas, recebeu em sua sede, em Primavera do Leste-MT, cerca de 40 alunos universitários da UNIC - Universidade de Cuiabá, dos cursos de engenharia de produção, engenharia mecânica, agronegócio e agronomia. Foi uma visita técnica onde foi explicado o funcionamento da empresa e da atividade aérea em si. “Fizemos uma explanação sobre o histórico da aviação agrícola, sobre cada tipo de aeronave de nossa frota e seus usos, tanto nas aplicações de sólidos, líquidos, além de combate a incêndios. Teve uma boa recepção”, afirma Cristiano Rambo, diretor da Rambo Aviação.
Para Juliane Baggio, engenheira agrônoma, professora de fitopatologia e mecanização agrícola dos cursos de agronomia e agronegócio do Campus Primavera do Leste da UNIC, a visita foi produtiva: “Foi muito importante para alinhar a teoria e prática, para conhecer a rotina de trabalho, além da responsabilidade social e ambiental que os profissionais e as empresas tem. Os alunos se surpreenderam pela qualidade dos equipamentos e aeronaves, capacitação dos profissionais e o estabelecimento adequado dentro das normas exigidas pelas entidades fiscalizadoras”.
Sobre a aviação agrícola
Além do funcionamento técnico, equipamentos e métodos de aplicação, foi apresentado toda a questão legal do funcionamento de uma empresa aérea e seus órgãos de controle, como a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, Ministério da Agricultura e IBAMA. “Na realidade a maiorias das informações negativas são fabricadas justamente para poder criar polêmicas, para envolver a agricultura como um todo, e fazendo com que os mais leigos comprem essas informações como se fossem a única verdade, sem outros pontos de vista”, afirmou a professora Juliane. “A aviação agrícola hoje se tornou uma fonte segura de aplicação, além de ser muito eficiente. Os aviões são abastecidos com combustíveis renováveis, com tecnologia brasileira”, complementou.
A desinformação tem levado a um ataque sem precedentes a aviação agrícola, mas não sofrem os mesmos ataques os outros métodos de aplicação. “Os aviões fazem a mesma coisa que o trator faz, só que não amassa a produção e faz com velocidade, na hora que realmente precisa. E o engraçado é que só há preconceito contra o avião, não há contra tratores ou até mesmo as aplicações manuais. Os aviões, em comparação, são mais seguros em todos os aspectos, nós não temos contato com os produtos com nossas mãos e somos bastante fiscalizados pelas autoridades”, finaliza William Rambo, diretor da Rambo Aviação.
TELEFONES
66 3497 3149
66 99996 7735
66 98405 6029
WHATSAPP
66 99996 7735
Rua dos Hangares, 597
Primavera do Leste - MT
CEP: 78850 000
REDES SOCIAIS